Programas Sociais

Como funciona o SISU

Se você quer saber como funciona o SISU, acompanhe este artigo até o final; nós mostramos todos os detalhes e explicamos como fazer a inscrição

Está querendo começar uma faculdade e não quer pagar por ela? Mas, então, o que fazer? Será que fazendo o ENEM é possível entrar em alguma? A resposta é sim!

Entretanto, tudo depende do SISU, já ouviu falar sobre isso? Ainda não? Então pode ficar tranquilo.

Aqui vai entender melhor como funciona o SISU e, consequentemente, como você faz para se candidatar a uma vaga em uma universidade pública ou federal.

É claro que antes de tudo isso este artigo vai mostrar, de forma resumida, o que é o SISU. Afinal, é preciso ter em mente várias informações para realmente conseguir se candidatar a uma vaga.

Preste bastante a atenção e quem sabe você não é o próximo a começar uma faculdade sem ter que pagar nada, não é mesmo?

Faça uma boa leitura!


O que é o SISU?

Também conhecido como Sistema de Seleção Unificada, o SISU é uma plataforma criada pelo Ministério da Educação (MEC), gratuita e online, a qual é capaz de oferecer várias vagas para cursar alguma universidade pública ou federal. Existem diferentes cursos para escolher!

Sendo assim, pode-se dizer que é um processo seletivo informatizado, o qual leva em conta a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ou seja, só pode concorrer a alguma vaga quem fez o ENEM e não zerou na redação.

Além disso, é o MEC quem determina o período no qual o SISU estará aberto para inscrições, por isso é importante estar atento. Geralmente isso acontece duas vezes durante o ano: na última semana de janeiro e em algum momento do mês de maio.

Viu só como é realmente importante entender como funciona o SISU antes de qualquer coisa? Então continue acompanhando o artigo e saiba mais.

Como funciona o SISU


Como funcionam as inscrições para o SISU?

Mesmo que pareça algo um pouco complicado, pode ter certeza de que não é. A única questão é que você precisa prestar bastante atenção aos prazos. Caso contrário, não será possível concorrer a nenhuma vaga, mesmo que tenha tirado uma excelente nota no ENEM.

Para começar, é necessário acessar o site do SISU com o objetivo de fazer a sua inscrição e, também, escolher no máximo duas opções entre todas as vagas que irão aparecer como disponíveis.

Preferência por curso no SISU

Essa escolha precisa ser feita em ordem de preferência. Ou seja, se você colocou primeiro, por exemplo, que quer uma vaga de Matemática na universidade x e em segundo que quer uma vaga de Física na universidade y, se conseguir passar em matemática a opção de física já será automaticamente descartada.

Sendo assim, é necessário avaliar bem e decidir sua ordem de preferência. Além disso, outra questão importante é ficar de olho nas notas de corte também.

Por exemplo, se você acabou não indo muito bem no ENEM e a nota de corte de um curso que queria está muito alta, será que não é melhor tentar outro ou o mesmo em outra universidade com a nota um pouco mais baixa? Tudo isso deve ser muito bem planejado.

Alterar cursos e universidades no SISU

Não se esqueça também de que enquanto o período de inscrições estiver aberto, é possível alterar os cursos e as universidades quantas vezes quiser.

Por isso, a partir do momento em que você selecionou as suas duas opções, o recomendado é acessar o site diariamente até o fim do período de inscrições.

Caso perceba que está longe de conseguir uma vaga na universidade x, quem sabe não será melhor mudar para a y, certo?

Seleção do SISU

Apenas não deixe de selecionar as opções até o último dia de inscrições. Depois que esse período de inscrições se encerra, o SISU seleciona de forma automática aqueles candidatos que foram mais bem colocados em cada universidade e curso.

Tudo isso, é claro, dependendo do número de vagas que a universidade em questão está oferecendo.

Após isso, caso seja um desses selecionados, terá um prazo para ir até a universidade onde conseguiu a vaga e fazer a matrícula. No entanto, se não conseguir na primeira chamada, pode ficar tranquilo.

Existem várias chamadas no SISU, afinal a lista roda bastante. Quem sabe não será chamado na segunda ou na terceira?

Portanto, saber como funciona o SISU, como você observou, é realmente fundamental antes de tentar concorrer a alguma vaga, certo?


Entenda como funciona o SISU

A seguir, confira um pequeno passo a passo que tem como objetivo resumir como funciona o SISU.

Passo 1: Entre no site do SISU

Acesse o site do SISU e faça o login com o mesmo e-mail e com a mesma senha que você tem acesso ao site no ENEM. Não se esqueça de que isso deve ser feito no período em que as inscrições estiverem abertas.

Para isso, sempre quando chegar o mês de janeiro e o de maio fique bastante atento. Normalmente, existe alguma propaganda na televisão para avisar que as inscrições para o SISU estão abertas.

Passo 2: Escolha dois cursos

Depois que acessar o site, é hora de escolher as suas duas opções de cursos e de universidades.

Lembre-se de que a primeira deve ser aquela que você tem preferência. Além disso, até o fim do período de inscrições, é possível mudar quantas vezes desejar ambas as opções.

Passo 3: Resultados

Em um dia avisado previamente, os resultados irão sair. Dessa forma, se a sua nota for uma das maiores dentre todas aquelas que estavam disputando pelo mesmo curso na mesma universidade, você está dentro.

No entanto, se não conseguir passar de primeira, não precisa ficar muito preocupado. Isso porque basta manifestar interesse pela lista de espera e ficar de olho nas próximas chamadas.

Como funciona o SISU


Faça sua inscrição no SISU

Dessa forma, é sim possível conseguir uma vaga em uma universidade pública ou federal sem gastar nada.

A única coisa é que é necessário prestar o ENEM e conseguir uma nota boa, além de não zerar na redação.

Mas, agora que já sabe como funciona o SISU, com certeza tudo ficou mais fácil, não é mesmo? Não deixe de tentar e tenha uma boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *