Carreira

Como funciona o alistamento feminino

Apesar de ainda ser mais popular entre os homens, o sonho de servir as Forças Armadas faz parte da vida de muitas mulheres, por esse motivo não é de se estranhar que o alistamento feminino esteja ganhando cada vez mais força entre as jovens no Brasil.

Para as interessadas em trilhar uma carreira militar é necessário entender muito bem como funciona o alistamento feminino, além disso, vale a pena conhecer mais sobre a história de muitas mulheres que conseguiram vencer o preconceito e que hoje em dia já ocupam cargos importantes, e que antes eram restritos apenas para os homens.

O que é necessário para se alistar

O alistamento feminino pode ser feito online ou presencialmente
O alistamento feminino pode ser feito online ou presencialmente

Em alguns estados do Brasil o alistamento feminino é feito através do site das Forças Armadas, já nos locais onde essa opção ainda não está disponível, é necessário buscar um dos quarteis. Porém, vale ressaltar que esse tipo de alistamento foi ampliado nos últimos tempos, e as regiões contempladas podem ser consultadas diretamente no site http://www.alistamento.eb.mil.br/.

O passo seguinte é preencher todos os requisitos solicitados pelo sistema, os principais são os dados básicos como nome completo e também a documentação, isso é fundamental para que o procedimento seja completado sem nenhum problema.

Finalizado o cadastro, é muito importante anotar o número do protocolo informado no próprio site, um aviso importante é que com base nas informações pedidas, o próprio sistema já avisa se a jovem está apta ou não para servir as forças armadas.

Quem pode se alistar

Mulheres de 18 a 28 anos podem se alistar
Mulheres de 18 a 28 anos podem se alistar

O alistamento feminino é voluntário, ou seja, ao contrário do que ocorre entre os homens, elas só se alistam se realmente quiserem seguir essa carreira, a idade mínima é de 18 anos completos, e a idade máxima para realizar esse alistamento é de 28 anos.

Além disso, o serviço prestado pelas mulheres para as forças armadas possui um tempo máximo já pré-estabelecido no momento em que a candidata entra para a tropa. Sendo que existe a possibilidade de entrar através de concurso púbico, nesse caso, não existe um tempo máximo estipulado.

Os documentos necessários para realizar o alistamento feminino são:

  • 2 fotos 3×4 recentes e sem data;
  • Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Certidão de Naturalização (para as mulheres que forem naturalizadas);
  • Comprovante de Residência;
  • Registro de Emancipação (em caso de mulheres indígenas);

Cargos para mulheres no Serviço Militar

As mulheres têm diversos cargos à disposição no Serviço Militar
As mulheres têm diversos cargos à disposição no Serviço Militar

Existem diversos casos de mulheres que conseguiram atingir altas patentes dentro dos órgãos que escolherem servir dentro do serviço militar, porém, como mencionado acima, elas ainda precisam “driblar” certos problemas para conseguir atingir esses altos cargos.

O número de mulheres no serviço militar ainda é considerada muito baixo, apenas 6% do efetivo é formado pelo público feminino, e os cargos que podem ser ocupados pelas mulheres são os mesmos dos homens, sendo que aquelas que optam pelo Exército, Marinha ou a Aeronáutica, não necessitam ocupar cargos pesados, elas podem desempenhar funções consideradas mais leves, dentro de:

  • Estabelecimentos de ensino;
  • Organizações miliares;
  • Quartéis;

Um dado importante é a existência de vagas para aquelas que possuem uma formação específica nas áreas de:

  • Contabilidade;
  • Enfermagem;
  • Engenharia;
  • Medicina, entre outras.

Média de salários das mulheres nas Forças Armadas

Os salários das Forças Armadas costumam variar bastante, tudo vai depender do cargo ocupado, os aspirantes da Marinha, por exemplo, ganham um pouco mais que o salário mínimo, à medida que o cargo for aumentado, esse valor pode chegar a mais de R$ 14 mil, já contando as bonificações. Isso faz com que seguir essa carreira seja ainda mais desejada, e isso vale tanto para as mulheres, quanto para os homens.

Você acabou de conferir informações sobre o alistamento feminino. Se elas foram úteis para você, compartilhe com suas amigas no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *