Dinheiro

Como funciona a Western Union

Se você precisa enviar ou receber dinheiro no exterior, veja como funcionam os serviços oferecidos pela Western Union

A Western Union é uma empresa de transferências e câmbio que pode ser utilizada para enviar dinheiro tanto para pessoas que residem fora do país, assim como para cidadãos que residem em território nacional.

É uma empresa que possui parceria com agências bancárias, porém também possui lojas físicas.

Através da Western Union, é possível enviar dinheiro para Pessoa Física no exterior, sendo ela residente ou apenas turista.


Como utilizar a Western Union

Para utilizar os serviços da empresa, é necessário que você se dirija a uma loja mais próxima de você; feito isso você precisará:

  1. Comparecer a loja com documento de identificação em mãos e CPF (Cadastro de Pessoa Física). O documento de identificação pode ser o RG (Registro Geral), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte.
  2. Na próxima etapa, é necessário que você informe o país de destino, o número do documento de identificação e o endereço de quem irá receber a transferência.

Em casos onde o dinheiro é direcionado a países fora do MERCOSUL, alguns documentos brasileiros de identificação não são válidos, como a Carteira de Identidade e a CNH; dessa forma, é preferível que seja informado o número do passaporte do destinatário.

  1. Em seguida, basta realizar o pagamento do valor a ser enviado e todos os demais encargos envolvidos no processo.
  2. Por fim, ao finalizar o processo, você irá receber uma chave de segurança (Money TransferControlNumber). É necessário que chave de segurança seja guardada e enviada ao destinatário, para que ele possa recolher o dinheiro no exterior.

Transferência Western Union com cartão pré-pago

É importante saber que você também pode utilizar o cartão pré-pago MasterCard para realizar a transferência.

A operação é possível de ser realizada em qualquer agência credenciada na Western Union, e está disponível em euros, dólares americanos, dólares australianos, dólares canadenses, dólares neozelandeses e libras.

Como funciona a Western Union


Como receber o dinheiro enviado pela Western Union

Quando é realizada a transferência do dinheiro, o indivíduo que efetivou a transferência receberá um código de segurança, o Money Transfer Control Number.

Com esse código em mãos, deverá informar ao destinatário o número do código; feito isso, o destinatário deve se dirigir a uma agência representante da Western Union com o número do código em mãos, junto ao documento de identificação informado na hora da prestação de informações.

Em seguida, basta retirar o valor do dinheiro enviado pelo remetente.


Taxas para enviar dinheiro pela Western Union

O custo envolvido na transferência de fundos pode depender de onde o dinheiro é enviado e o seu destino final.

Em linhas gerais, as transações realizadas pela empresa estão sujeitas a serem taxadas em 1,1% de IOF.

Possivelmente a melhor forma de se chegar a uma conclusão mais assertiva nos valores das transações, é visitando o site da empresa e realizando simulações disponíveis no site.

Em casos onde a transferência é realizada em agência bancárias parceiras ou lojas credenciadas, o dinheiro pode demorar mais um pouco para ficar disponível, podendo demorar alguns dias até ser concluída a transação.

O processo realizado diretamente em lojas da empresa costuma disponibilizar o dinheiro rapidamente, sendo assim a transação mais rápida e eficaz.


É seguro enviar dinheiro pela Western Union?

A Western Union é uma veterana no mercado, atuando há cerca de 170 anos.

Dessa forma, dispõe de uma ótima reputação, atualmente realizando operações com cerca de 130 moedas diferentes, além de possuir uma gigantesca rede de afiliados que cresce a cada ano.

Em linhas gerais, o processo de transferência realizado pela empresa pode ser considerado claro e seguro.

A tranquilidade no procedimento se deve muito à disponibilidade de informações corretas oferecidas pelos clientes, ou seja, quanto mais informações eles oferecem a fim de agiliza o processo, mais rápida e tranquila será a transação.

A Western Union nos últimos ano também tem alertado bastante seus clientes acerca de possíveis fraudes que podem acontecer.

Embora a empresa tenha uma história no mercado, além de uma gigante rede de afiliados, em alguns sites de reclamações ela aparece como uma empresa não tão bem avaliada, onde a principal queixa dos clientes se refere à demora no processo.


Vantagens de usar a Western Union para transferir dinheiro

Possivelmente a maior vantagem assegurada pela Western Union seja a rapidez na entrega do dinheiro, que fica disponível para saque assim que é gerado o código de segurança.

Os valores das transferências vão de R$ 5,00 até R$ 9.000,00. É uma ótima opção para pessoas que têm pressa, uma vez que o dinheiro é disponibilizado em questão de horas quando a transação é realizada em agências da empresa.

Embora existam diversas críticas negativas em sites de reclamação, é possível realizar transferências de modo rápido e seguro através da Western Union, o que a coloca passos à frente de muitas outras instituições do mesmo seguimento que atuam no Brasil e em outros países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *