Documentos

Como tirar CPF para menor de idade

O Cadastro de Pessoa Física, o famoso CPF, é um dos documentos mais usados pelos brasileiros, sendo que muitas vezes é necessário que ele seja feito também por quem ainda não alcançou a maioridade.

O CPF é essencial para realizar diversos procedimentos, visto que através dele, o cidadão passa a ter um registro no banco de dados da Receita Federal, no qual contém informações pessoais, que são intransferíveis, sendo que ao ser emitido é gerado uma sequência de números composto por 11 algoritmos, onde cada pessoa possui um número único.

A emissão do CPF para menor de idade é algo totalmente possível e pode ser feito sem burocracia, sendo que qualquer pessoa pode requerer esse documento, não havendo nenhuma idade mínima para fazer esse pedido.

Na prática, isso significa que até mesmo os recém-nascidos podem ter o documento, algo que vem acontecendo com grande frequência, e a solicitação pode ser feita tanto pessoalmente, ou através do site da Receita Federal.

Por que é necessário ter um CPF

Todo cidadão brasileiro precisa ter um CPF
Todo cidadão brasileiro precisa ter um CPF

Para os adultos, o CPF é utilizado em diversos momentos, sem o documento torna-se impossível abrir contas em bancos, seja poupança, seja corrente, e ele também é utilizado para fazer o imposto de renda, por exemplo.

Muitos pais optam por fazer o CPF dos seus filhos, mesmo que eles ainda sejam menores de idade, justamente para ser utilizado na abertura de uma conta poupança, por exemplo, já pensando no futuro.

Outro ponto importante é o fato de que o documento pode ser incluído na carteira de identidade, e trata-se de um documento único, que pode ser utilizado durante toda a vida, ou seja, ele só deixa de valer com o falecimento do titular.

Como tirar o documento

CPF para brasileiros menores de idade
CPF para brasileiros menores de idade

Basicamente existem duas maneiras de tirar o documento do CPF, pessoalmente e via internet, saiba como funciona cada um dos procedimentos.

Pessoalmente

Para os interessados em fazer o CPF pessoalmente é necessário ir até um posto conveniado à Caixa Econômica Federal, Correios ou Banco do Brasil, levando consigo algum documento de identidade, que pode ser o RG ou a Certidão de Nascimento.

No caso dos menores é necessário levar a identificação de um dos pais e pagar uma taxa que pode variar de acordo com o local escolhido. Há também a opção de pedir a gratuidade, nesses casos é preciso ir até uma entidade conveniada, e para saber os endereços dessas instituições é necessário consultar o site da Receita Federal.

Pela internet

Quem opta por fazer o pedido do CPF pela internet não precisa pagar nenhuma taxa, caso tenha um título de eleitor, logo, para conseguir fazer essa solicitação, o menor de idade precisa ter 16 ou 17 anos, pois somente essas pessoas estão aptas a tirar o seu título de eleitor.

Para esses casos é necessário fazer os seguintes procedimentos:

1. Acesse o site da Receita Federal

2. Clique na opção CPF

3. Escolha a guia “Inscrição CPF pela Internet

4. Em seguida, basta seguir o passo a passo apresentado pelo sistema.

Como tirar o CPF para menor no Poupatempo

Procure um dos postos do Poupatempo
Procure um dos postos do Poupatempo

As agências do Poupatempo são muito utilizadas por quem deseja realizar o pedido da emissão do CPF, ou seja, essa também é uma ótima opção para quem deseja tirar o documento de um menor de idade, visto que, na maioria das vezes, os serviços oferecidos nesses postos são gratuitos.

A dica é pesquisar o endereço mais próximo da sua residência, e verificar a disponibilidade para fazer o requerimento do documento, dessa maneira a pessoa consegue ir até o local, com todos os documentos necessários, e já sair com o CPF pronto, sem nenhuma burocracia.


Você acabou de conferir as informações para fazer o CPF para menor de idade. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *