Segunda Via

Como tirar a 2ª via da Certidão de Nascimento

Para ter acesso aos diversos direitos e benefícios que o Estado disponibiliza a população, documentos são necessários para comprovar diversas questões sociais como renda, nascimento e união conjugal.

Apesar de serem de grande importância, muitos desses documentos não precisam estar acompanhando a pessoa no dia-a-dia, e por isso acabam sendo perdidos em meio a papeladas e possíveis mudanças.

A Certidão de Nascimento é um desses casos. Se ela não for guardada em um lugar especial, pode acabar sendo esquecida em algum canto e nunca mais ser achada.

Nesses casos é preciso fazer a 2ª Via da Certidão de Nascimento o quanto antes, pois ela é necessária mesmo depois de a pessoa já ter a Identidade (RG).


O que é a Certidão de Nascimento

A Certidão de Nascimento é o primeiro registro de uma pessoa que deve ser feito logo após o bebe ter nascido. Os pais devem registrar a criança em um prazo de até 15 dias, que aumenta para 3 meses caso residam a mais de 30 km de um cartório.

A certidão de nascimento é extremamente importante para se conseguir os direitos civis de uma pessoa, está que quando ainda é criança não possui documento de RG ou CPF. É também a Certidão que irá permitir mais tarde que a criança possa fazer outros documentos como o Registro Geral e o Cadastro de Pessoa Física.

Em alguns casos, a Certidão ainda pode ser pedida para que sejam feitos diplomas entre outros documentos e formação de curso.


O que fazer para tirar a segunda via

Como tirar a 2ª via da Certidão de Nascimento

Quando a pessoa perde qualquer tipo de documento, primeiro é preciso fazer um Boletim de Ocorrência junto à unidade policial mais próxima da sua casa. Esse procedimento se faz necessário para garantir a gratuidade na Segunda Via e também evitar problemas com a justiça.

Ter um documento perdido e não fazer o boletim pode ser prejudicial para a figura pública de uma pessoa, pois caso o a Certidão de Nascimento, o RG ou qualquer outro registro seja perdido na rua, alguém com más intensões pode pegar e utilizar, caracterizando o caso como falsidade ideológica.

Depois fazer o boletim, a pessoa deve comparecer ao cartório de origem da Primeira Via e realizar o pedido da nova Certidão de Nascimento. Caso a pessoa esteja morando em outra cidade, ela pode recorrer a cartórios online.


Como tirar a segunda via no Rio Poupa Tempo

O Poupa Tempo do Rio de Janeiro não faz a 2ª Via da Certidão da Nascimento gratuitamente para todos. Porém, através desse órgão é possível conseguir a isenção da taxa para fazer a nova versão do documento.

O serviço é destinado para pessoas de baixa renda, como o site do Poupa Tempo Rio informa. Para conseguir a isenção, é preciso que o próprio dono da nova via da Certidão esteja presente, ou representante legal. Deve-se levar os seguintes documentos:

  • Carteira de Trabalho
  • Cópia e/ou dados da Certidão
  • Declaração de Hipossuficiência
  • Comprovante de residência (conta de luz, água, gás, etc.)

Para mais informações é possível ligar para o número do Poupa Tempo: (21) 2332-7187.


É possível tirar a segunda via no Poupatempo de São Paulo?

Tirar 2ª via da Certidão de Nascimento

O Poupa Tempo de São Paulo não disponibiliza o serviço da 2ª Via da Certidão de Nascimento. Quem precisar fazer a nova versão do documento, deve recorrer aos métodos tradicionais (cartório), a meios online (cartórios online) ou também podendo requisitar o serviço através do site www.registrocivil.org.br.

Você acabou de conferir informações sobre a 2ª via da Certidão de Nascimento. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você ficou com alguma dúvida, escrava a sua pergunta na seção de comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *