Aplicativos

Como funciona a Uber?

Entenda como funciona a Uber e saiba como economizar usando o aplicativo de transporte particular

A Uber é uma plataforma que tem como objetivo conectar motoristas a pessoas que precisam realizar viagens de maneira rápida e segura.

É uma empresa que ainda causa grande polêmica, uma vez que ela exerce um serviço semelhante aos táxis, porém com taxas bem inferiores em relação ao transporte oferecido pelos taxistas.

Então, para entender como funciona a Uber, você precisa primeiramente baixar o aplicativo em seu celular – ele está disponível para celulares Android e IOS.


Como se cadastrar na Uber

Feito o download do aplicativo, você precisa se cadastrar e preencher alguns dados de cunho pessoal, como: informações de endereço, seu e-mail e número de telefone utilizado.

Após completar os dados, o usuário terá que criar uma senha de acesso ao perfil de usuário e aceitar os Termos e Condição e a Declaração de Privacidade.

Em seguida, será necessário escolher a forma de pagamento (cartão de crédito ou débito, PayPal ou Google Pay).

Após todos esses passos, o usuário receberá um e-mail da empresa, confirmando o seu cadastro.

Realizado o registro do novo usuário, ele já pode solicitar os serviços da empresa, informando o seu local de partida.

Os motoristas que se encontram próximos à região, podem aceitar a solicitação e se dirigir até o cliente.

No aplicativo ficam disponíveis informações sobre o carro, como: marca, modelo e placa, além do nome do motorista.

Como funciona a Uber?


Quais os tipos de Uber?

A empresa disponibiliza o serviço em vários padrões, sendo de preferência do usuário escolher o seu. São eles:

UberBlack: oferece carros de luxo para seus clientes, é possivelmente a modalidade mais cara do serviço.

UberX: é um serviço mais barato, onde o cliente é atendido por carros mais simples.

UberSelect: é uma categoria intermediária entre a UberBlack e UberX.

UberBag: é um serviço voltado para quem precisa de um veículo com grande espaço no porta malas.


Você paga se não utilizar o serviço da Uber?

Você está sujeito a pagar pelo serviço mesmo se não utilizar. A medida é aplicada aos clientes que solicitam o serviço e cancelam após cinco minutos de solicitado, resultando em uma multa de cancelamento.

Em alguns casos, como no UberPOOL, o atraso é ainda menos tolerável, podendo o cliente se atrasar por menos dois minutos.

Em casos onde o passageiro se sentir lesado por alguma cobrança de tarifa injusta (como quando o motorista demora para chegar ao destino, erra o endereço ou passa direto pelo cliente) a pessoa pode entrar com a empresa e solicitar um reembolso.

A reclamação então é averiguada pela empresa, que verifica se a afirmação é verdadeira; se comprovada, o valor da corrida será zerada no aplicativo.


Taxa extra por atraso na Uber

Como dito anteriormente, é possível que o cliente que solicite o serviço da Uber pague pelo serviço sem mesmo utilizar, em casos onde ocorre um atraso por parte do passageiro.

Porém, em alguns casos onde há demora para encontrar o motorista, você ainda pode utilizar os serviços da empresa, mediante pagamento da taxa extra.

A tarifa adicional, entretanto, não é aplicável para aeroportos ou eventos, não se aplicando também a viagens do tipo UberPOOL (viagem compartilhada com outros passageiros, sendo assim mais econômica).

É importante saber que a tarifa não é cobrada quando o serviço é cancelado, sendo assim, dependendo do tempo de atraso, o passageiro estará sujeito ao pagamento do serviço.


Como os motoristas da Uber são remunerados?

Os motoristas parceiros da empresa possuem a liberdade de decidir o seu horário de trabalho, o local e os dias.

Sendo assim, a empresa se torna altamente atrativa para quem tem o objetivo de ganhar uma renda extra fazendo o horário de serviço.

Na Uber, o pagamento funciona da seguinte forma: o motorista que realiza uma viagem tem 20% do valor descontados; essa quantia abatida é direcionada à empresa, e o restante do valor fica com o motorista. Essa prática ocorre quando o pagamento é realizado via cartão de crédito.

Nos casos em que o valor é pago em dinheiro, o percentual cobrado pela empresa é descontado diretamente na conta do motorista, que fica com o valor da corrida.

Como funciona a Uber?


É possível dar gorjetas aos motoristas da Uber?

É possível dar gorjeta aos motoristas da Uber. O valor é repassado em sua totalidade pela empresa, que não cobra nenhuma taxa adicional.

A “caixinha” pode ser oferecida até trinta dias depois da viagem; o passageiro pode realizar a operação pelo próprio app, pelo site ou através do e-mail.

Entretanto, essa opção não está disponível em todas as cidades do Brasil, apenas algumas são contempladas, como: Belo Horizonte, São José dos Campos, Campo Grande Londrina entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *