Serviços Públicos

Anatel: como fazer uma reclamação por telefone

A Agência Nacional de Telecomunicações, ou apenas Anatel como é conhecida, é sem dúvida um dos principais órgãos do Brasil, visto que cabe a ela fiscalizar e gerenciar todas as empresas que atuam no setor de telecomunicação no país, setor que cresceu muito nos últimos tempos, com a fusão de algumas companhias, e também com a formação de novas instituições.

A Anatel é um órgão que está diretamente ligado ao Ministério da Comunicação, e uma das suas principais funções é garantir um serviço de qualidade para os clientes finais desse produto, ou seja, o foco é o consumidor, fazendo com que ele receba o serviço que foi contratado.

Por esse motivo, a Central de Atendimento por telefone da Anatel é um serviço muito requisitado, pois é uma garantia de que o consumidor será realmente ouvido, e atendido, pelas companhias de telecomunicação, vale lembrar que a cada reclamação feita, a empresa alvo dessa reclamação precisa responder pelos seus atos, e explicar o motivo do consumidor não está satisfeito com o serviço prestado.

Telefones da Central de Atendimento da Anatel

Confira os telefones para registrar uma reclamação
Confira os telefones para registrar uma reclamação

Para atender as diversas demandas dos consumidores, a Anatel disponibiliza um canal direto no qual as solicitações podem ser feitas, para que sejam aplicadas as medidas cabíveis para cada uma das situações apresentadas, trata-se do telefone de atendimento 1331.

Através desse número, as pessoas conseguem realizar pedidos de informações, registrar reclamação sobre a prestadora de serviço, denunciar qualquer tipo de exploração ilegal ou irregularidade no serviço prestado, e também fazer o registro de sugestões diversas, vale ressaltar que o atendimento é garantido, ou seja, seja qual for o motivo da ligação, ela será repassada para a pessoa responsável.

Uma informação importante é que os consumidores que tiverem qualquer problema auditivo poderão ligar para o número 1332 para receber um atendimento especializado. A central de atendimento funciona de segunda a sexta (exceto feriados) das 8h às 20h.

Já aquelas pessoas que desejam fazer um registro sobre a atuação da Anatel, o canal recomendado é o telefone da ouvidoria da instituição, o número é o (61) 2312-2081. Também é possível ir a um dos postos autorizados, e a lista completa pode ser acessada no site da instituição.

Como registrar uma reclamação pelo telefone

Informe seus dados para registrar uma reclamação
Informe seus dados para registrar uma reclamação

O registro de uma reclamação pelo telefone da Anatel é muito simples, basta informar para a atendente os dados pessoais como nome completo, endereço e em alguns casos número de um documento para identificação, e em seguida relatar o motivo da reclamação.

É essencial que a pessoa detalhe muito bem o motivo da sua ligação, para que dessa maneira o órgão consiga acionar as empresas envolvidas, e buscar alternativas para resolver o problema do consumidor. Vale lembrar sempre que cada caso é analisado por uma equipe de profissionais especializados para que eles possam dar um parecer para esse pedido.

Muitas vezes, as reclamações que chegam até a Anatel não podem ser levadas adiante devido à falta de informações, por isso, é essencial que os consumidores saibam explicar muito bem o problema enfrentado naquele momento.

Como consultar uma reclamação

Anote o protocolo para consultar sua reclamação
Anote o protocolo para consultar sua reclamação

Ao registrar uma reclamação na Anatel, o consumidor irá receber um número de protocolo e através dessa informação é possível consultar todo o processo do pedido, seja através da Central de Atendimento, seja através do site da instituição, isso fica a critério de cada pessoa.

Além disso, ao consultar a sua reclamação, o consumidor consegue acompanhar de perto o desenvolvimento do seu processo, podendo, inclusive, fazer as suas considerações, e informar se o problema foi resolvido pela prestadora de serviço, e se ele foi prontamente atendido.

Você acabou de conferir as informações para registrar uma reclamação na Anatel por telefone. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *