Carreira

Inscrições para o Jovem Aprendiz 2017

Muitas pessoas sonham em construir uma carreira em grandes empresas, e uma das maneiras de começar a trilhar essa trajetória profissional de sucesso é através do programa Jovem Aprendiz, sendo que as inscrições Jovem Aprendiz 2017 já começaram em diversas companhias.

Para quem ainda não sabe ao certo do que se trata, o Jovem Aprendiz é um programa elaborado pelo Governo Federal que tem como principal objetivo fazer com que adolescentes e jovens se especializem cada vez mais em uma determinada área.

Durante o programa Jovem Aprendiz, os inscritos participam de um curso de aprendizagem totalmente gratuito, voltado para o desenvolvimento de certas habilidades, esse curso tem duração de dois anos e ele é composto tanto por disciplinas práticas quanto teóricas.

Essa é uma maneira dos jovens e adolescentes desenvolverem certas habilidades dentro da área em que irão atuar, dessa maneira além de vivenciar o dia a dia da companhia, para esses jovens aprendizes é uma forma de aprender na prática uma profissão.


Como funciona o programa Jovem Aprendiz

Como funciona o programa Jovem Aprendiz

O funcionamento do programa Jovem Aprendiz é relativamente muito simples, sendo que o primeiro passo é verificar a lista de empresas que oferecem essa oportunidade para os jovens, vale lembrar que nem todas possuem esse programa disponível.

Com essa listagem na mão, o candidato pode entrar em contato diretamente com cada uma dessas companhias a fim de obter mais informações sobre o programa, ou seja, o número de vagas costuma variar bastante, o importante é não ter vergonha de fazer perguntas.

Vale ressaltar que de acordo com a lei vigente, empresas de médio e grande porte são obrigadas a reservar um número mínimo de vagas voltadas para o programa, ou seja, essas são as companhias que devem ser procuradas pelos candidatos.


Quem pode se inscrever como Jovem Aprendiz

A idade é um fator primordial para quem deseja garantir uma vaga no programa, é obrigatório que o jovem ou adolescente tenha entre 14 e 24 anos, mas é sempre bom ressaltar que a idade mínima é um critério da própria empresa, ela só não pode ser inferior aos 14 anos, e a idade máxima também não pode ser maior que a estipulada acima. A única exceção a essa regra (idade máxima) são os portadores de necessidades especiais, nesses casos não há um limite máximo.

Também é obrigatório que o candidato esteja devidamente matriculado, ou tenha finalizado, o ensino médio, sendo que os alunos da rede pública têm preferência durante a seleção, visto que o programa Jovem Aprendiz também tem um cunho de inclusão. O desempenho e a frequência na escola sem dúvida são diferenciais no momento da escolha do candidato.


Como se inscrever no Jovem Aprendiz

Como se inscrever no Jovem Aprendiz

A inscrição para o programa Jovem Aprendiz varia de empresa para empresa, portanto, é necessário consultar as instituições que mais se adequam ao perfil de cada um e realizar a inscrição diretamente na companhia, que na maioria das vezes é feita através de um site específico.

Outra opção para se inscrever no Jovem Aprendiz é através dos cursos oferecidos no Senai, Senac, Ciee ou Espro, pois essas instituições costumam ter convênios com diversas empresas, e acabam fazendo esse direcionamento dos candidatos.

Uma informação importante é que a inscrição é totalmente gratuita, sendo que o candidato não deve pagar nenhum tipo de taxa para fazer parte do processo seletivo, portanto, se a empresa fizer qualquer tipo de cobrança, o ideal é informar os órgãos responsáveis, pois essa é uma cobrança indevida.

Entre as empresas que fazem parte do programa Jovem Aprendiz destacam-se:

  • Instituições financeiras como Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, entre outras.
  • Correios.
  • Boticário.
  • Leroy Merlin.
  • Lojas Americanas, entre outras.

Você acabou de conferir informações sobre o Jovem Aprendiz. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *