Serviços Públicos

Site da Receita Federal: consulta de serviços

A Receita Federal é um dos órgãos mais conhecidos do Brasil, visto que cabe a ela realizar uma série de procedimentos essenciais para o dia a dia da população.

Ela é responsável, por exemplo, por processar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), e também o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ou simplesmente, CNPJ, sendo que vários desses procedimentos podem ser requeridos diretamente pelo site.

Vale ressaltar que a Receita Federal é conhecida por ser um dos principais órgãos do Brasil, estando vinculada diretamente ao Ministério da Fazenda. Além das funções citadas acima, cabe a Receita também:

  • Fiscalizar e administrar os Tributos Federais;
  • Controlar tudo que tenha algum envolvimento com o comércio exterior;
  • Combater os mais variados tipos de crimes, relacionados tanto aos brasileiros, quanto aos estrangeiros, que forem cometidos no território do Brasil. Entre outras funções.

Serviços disponíveis no site da Receita Federal

Serviços disponíveis no site da Receita Federal

No site da Receita Federal os interessados conseguem ter acesso aos mais diferentes tipos de serviços, além de poder obter informações importantes sobre determinados assuntos específicos, o que acaba facilitando bastante o dia a dia dos contribuintes.

Na página inicial do site da Receita Federal, disponível neste endereço é possível ter uma ideia bem ampla de todos os campos em que o órgão atua, esclarecendo assim possíveis dúvidas.

Logo na parte superior, os internautas conseguem escolher a modalidade de serviços que desejam acessar, e elas estão divididas da seguinte maneira:

1. Serviços para o cidadão

Nesse caso, as opções disponíveis são alteração de cadastro, comprovante de inscrição e regularização do CPF, acesso ao Programa de Regularização Tributária, pendências fiscais, DIRF, pagamento de quota do Imposto de Renda, processamento da declaração do Imposto de Renda, e-social do empregador doméstico, etc.

2. Serviços para empresa

Consultar as pendências da empresa, verificar relatórios diversos referente aos tributos a serem pagos, emissão de comprovantes como o DARF, DAS, DAE, e DJE, acesso ao programa de regularização tributária.

3. Atendimento Virtual (e-CAC)

Para esse caso é possível ter acesso aos mais diferentes serviços dos órgãos, porém, ele só está liberado para quem já possui um código de acesso ou Certificado Digital, em ambos os casos é necessário fazer o pedido através do próprio site.


Vantagens do site da Receita Federal

Vantagens do site da Receita Federal

Além das opções já citadas acima, os interessados ainda contam com alguns conteúdos complementares, que ajudam a compreender melhor o serviço prestado pelo órgão, como também obter mais informações referentes a um determinado assunto específico, entre as opções disponíveis destacam-se:

⇒ Acesso rápido: Referente à educação fiscal, legislação, leilão, processos, tributos, dados e estudos e também agenda tributária.

⇒ Orientação: Tanto tributária quanto aduaneira.

⇒ Acesso à informação: Esse tópico envolve uma série de assuntos considerados primordiais em muitos casos, como, por exemplo, informações institucionais, consultas públicas e aos editoriais, ações e programas, despesas, convênios, prestação de contas, processos seletivos público, serviço de informação ao cidadão, e também aos servidores.

⇒ Centrais de conteúdo: Já nessa seção, como o nome já sugere, o cidadão poderá encontrar uma série de dados muito importantes sobre o órgão, como a agenda de ações que estão sendo planejadas, dados abertos, downloads de documentos, formulários, imagens, respostas às perguntas mais frequentes (o que pode esclarecer diversas dúvidas importantes), publicações referentes à Secretaria da Receita Federal e vídeos diversos.

O site da Receita Federal é um dos mais completos que existe, e isso faz com que as pessoas possam contar com um serviço prático e rápido, algo primordial nos dias de hoje, onde a informação tem um grande poder na vida das pessoas, sendo necessário fazer uma seleção bem específica, ou seja, aqueles que sabem o que procurar ganham um importante aliado.

Você acabou de conferir as informações sobre o site da Receita Federal. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *