Saúde

Viver em boa forma

Não há como negar. A busca pela boa forma é assunto recorrente entre homens e mulheres. Não importa a idade, a condição financeira ou o estilo de vida, a tentativa de emagrecer estará sempre presente entre as prioridades das pessoas.

Se você ainda não notou essa tendência, basta observar ao seu redor, seja no grupo do WhatsApp da família, seja entre amigos ou em uma conversa informal no trabalho. Entre as polêmicas e os assuntos mais comentados do dia, é quase certo ter alguém falando sobre como perder peso. E esse bate-papo vai longe.

Além de tudo, se você passar por uma banca de jornal, dificilmente não encontrará pelo menos uma revista apresentando dicas para emagrecer ou mostrando uma dieta milagrosa. Chegou em casa e ligou a TV? Cedo ou tarde você será impactada (o) por um anúncio de um produto que ajuda a perder gordura.

Como emagrecer de formar saudável

Cada indivíduo é um de um jeito, possui um tipo corporal diferente, um sistema biológico diferente e um metabolismo diferente. Isso sem mencionar a idade, pois já foi provado que pessoas mais velhas têm maior dificuldade para emagrecer.

Portanto, ao mesmo tempo em que uma recomendação pode ser efetivamente excelente para uma pessoa, ela pode ser completamente desastrosa para outra. Isto é, ambas podem seguir as mesmas regras para perder peso, mas podem ter resultados completamente diferentes.

Por isso, antes de saber o que fazer para reduzir as medidas, é sempre recomendável procurar uma orientação profissional. Somente após ser examinada com critério e realizar exames, será possível traçar um plano ideal de emagrecimento.

Dieta e exercício físico

Apesar das diferenças evidentes entre as características corporais dos seres humanos, uma fórmula para perder peso tem se mostrado eficaz há dezenas de anos: a combinação entre uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos.

Quando falamos em dieta, não queremos relacionar com certos regimes radicais que recomendam a pessoa a cortar substâncias importantes de sua programação alimentar. Dieta entende-se praticar uma alimentação balanceada e sem exageros de açúcares e gorduras. Vale a pena enfatizar que é “sem exagero”, e não que é proibido comer.

Além de comer direito, também é recomendável praticar alguma atividade física com regularidade. Você não precisa ser uma atleta, nem deve “se matar” em uma academia. Mas é importante coloca o corpo em movimento.

Exercitar-se ajuda a eliminar calorias, perder peso, deixa a pessoa mais ativa, melhora o metabolismo, elimina gordura, reduz o colesterol, entre outras vantagens.

Quando for procurar fazer uma atividade física, você também não precisa seguir as regras convencionais, ou seja, não considere apenas a academia como uma alternativa. Existe um bom número de opções que podem ser levadas em conta.

Bicicleta, futebol, vôlei, basquete, patins, skate, corrida ao ar livre ou até mesmo uma caminhada. Encontre a que te dê mais prazer, pois pode ser muito mais fácil emagrecer fazendo algo que te agrade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *