Saúde

Calvície masculina

A calvície masculina é caracterizada pela perda progressiva dos fios de cabelo. Esse fenômeno ocorre principalmente por questões genéticas, mas a idade do indivíduo também tem influencia direta para acelerar o processo de queda capilar.

Embora seja pouco notada aos olhos das pessoas, a calvície tem início já durante o período de puberdade, isto é, antes da fase adulta. É nesse momento da vida que ocorrem alterações fisiológicas e biológicas no corpo humano, e a perda dos cabelos também está incluída.

A diferença é que, durante a puberdade, a calvície é bem menos evidente. O homem tem perda de cabelo, mas ela é tímida se comparada a outros momentos. Por exemplo, entre 25 e 30 anos, 25% dos homens são calvos; entre 30 e 50 anos, essa quantidade aumenta para 40%; após os 50 anos, 50% dos homens já estão mais carecas.

Causas da calvície

Estima-se que até os 80 anos, a calvície pode chegar a até 95% da área da cabeça. Mas você sabe por que isso acontece? Nós falamos no começo do texto sobre a relação genética, mas existe um ciclo completo no que se refere à perda de cabelo. As fases são chamadas de:

  1. Anágena
  2. Catágena
  3. Telégona

Na primeira etapa, conhecida por Anágena, acontece o crescimento dos fios. Ela dura de três a cinco anos. Logo depois é a fase da Catágena, que é quando os fios morrem, mas ainda permanecem fixos ao folículo capilar. Por fim, no período chamado de Telégona, os novos fios nascem no lugar dos fios mortos.

A calvície começa a aparecer quando ocorre um desequilíbrio entre essas três fases. Se os fios da primeira etapa não crescerem de forma adequada, por sua vez, a terceira fase será mais constante, dificultando a propagação de fios mais saudáveis.

Tratamento para calvície

Assim como acontece com as mulheres, o cabelo também possui grande importância no universo masculino. Ainda mais para uma pessoa que sempre teve cabelos saudáveis em boa parte da vida e passou a conviver diariamente com calvície.

Para amenizar esse problema, tratamentos para a queda de cabelo são estudados e testados a todo tempo. Existe a possibilidade de tratar com remédios, mas pode haver contraindicações para algumas pessoas. Outra forma de tratar é com cremes e loções. Se o homem for mais radical, ele pode procurar por um implante de cabelo.

O mais importante, contudo, é procurar a orientação de um especialista no assunto. Somente um profissional com experiência pode saber a melhor alternativa para tratar a calvície de um paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *