Boletim de Ocorrência

Boletim de Ocorrência para acidentes de trânsito em São Paulo

São Paulo é considerado um dos estados com mais automóveis em uso do Brasil, pensando nisso, é importante ficar atento caso aconteça algum imprevisto em seu caminho. Em casos de imprevistos envolvendo veículos, saiba como fazer um Boletim de Ocorrência de acidentes de trânsito em SP.



Como fazer o B.O. de trânsito em SP

Assim como diz a direção defensiva, em casos de acidentes de trânsito, o motorista deve manter a calma, verificar se há vítimas e sinalizar o local. Feito isso, há dois tipos de acidentes de trânsito: aqueles que apresentam vítimas e aqueles que não. Lembre-se de sempre tirar fotos do ocorrido.

Acidente sem vítimas

Se não houve vítimas os veículos puderem se locomover, o motorista deve comparecer ao posto de policiamento de trânsito mais próximo e solicitar o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar (PM).

Só é preciso ligar para o 190 se os veículos tiverem que ser retirados do local com guincho e, então, informar a placa do veículo, marca, cor, hora e local do acidente. Uma viatura comparecerá ao local para realizar a ocorrência.

Acidente com vítimas

Para casos de acidentes com vítimas, os envolvidos devem ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a PM (190), informando como o acidente aconteceu e o estado em que a vítima se encontra. Após essas ações, deverão seguir para a delegacia de polícia mais próxima para solicitar o B.O..


Quando é possível fazer um B.O online

Em alguns casos de acidentes de trânsito não é necessária tanta burocracia, sendo possível fazer os Boletins de Ocorrência de São Paulo pela delegacia online. E o documento emitido através da internet tem a mesma validade do que as ocorrências feitas presencialmente.

Para que o B.O. online possa ser registrado, é preciso atender aos seguintes requisitos:

O solicitante precisa ser maior de idade

⇒ O acidente não pode ter tido vítimas

⇒ O acidente deve ter ocorrido no estado de São Paulo.


Passo a passo para fazer o B.O. online em SP

1. O solicitante deve acessar o site da delegacia online pelo endereço www.ssp.sp.gov.br/nbo;

2. No menu à direita, deve selecionar a opção “Acidente de Trâns. Sem Vítima”;

3. Em seguida, deve ser preenchido o formulário de forma detalhada, uma vez que o boletim será avaliado por um policial antes de ser omitido de forma oficial.

4. Sendo aprovado, o documento é emitido e disponível para impressão em 48 horas.

Em casos de acidentes com vítimas, o Boletim de Ocorrência deve ser solicitado pessoalmente, seguindo as instruções dadas anteriormente.


Importância de registrar um B.O. em casos de acidentes de trânsito

Boletim de Ocorrência para acidentes de trânsito em São Paulo

O Boletim de Ocorrência tem importância de ser registrado em qualquer tipo de acidente de transito por diversos motivos. Um deles é que ele documenta que o acidente aconteceu, o local e horário. Assim, caso seja necessário entrar com um processo de indenização na justiça, haverá provas de que essa indenização é necessária e, principalmente, justa.

Além disso, é importante para que possa acionar as seguradoras de veículos e entrar com a solicitação do conserto do carro ou, em caso de perdas totais, a substituição do automóvel.

Em caso de acidentes com vítimas, o boletim de ocorrência é obrigatório. No entanto, deve-se se atentar para informações precisas para o estado da vítima. Isso facilita o socorro e, caso não seja fatal, esclarece informações específicas, como por exemplo, se a vítima estava usando cinto de segurança ou não.

Por fim, é essencial que os registros do Boletim de Ocorrência de acidentes de trânsito sejam registrados para alimentar o banco de dados da polícia. Esta prática permite análises mais precisas que pode ser úteis para direcionar para campanhas de prevenção de acidentes e de saúde no trânsito. Sendo assim, ao notificar um acidente ocorrido, os envolvidos podem estar salvando outras vidas.

Você acabou de conferir informações sobre Boletim de Ocorrência para acidentes de trânsito em SP. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *